COMO ORGANIZAR A CASA E A MANTER ORGANIZADA

Parece que a cabeça funciona melhor quando nossa casa está limpa e organizada. É mais aconchegante, limpo e tem cara de lar! Se você já viveu assim, mas alguma circunstância da vida te tirou do rumo da organização e agora está entregue à bagunça, o jeito é recomeçar!
Gostaríamos de te dar a força necessária para voltar a ter um lar organizado. Permita-se a esse desafio que com certeza vai impactar positivamente sua vida.

1. O QUE MUDOU?
É importante identificar o que mudou nesse período que causou a falta de organização...
Pode ser a chegada de um filho, uma faculdade, stress no trabalho, divórcio… Com esse entendimento claro na cabeça, ficará mais fácil lidar com a dificuldade e recomeçar!


2. ESTRATÉGIA

Tudo na vida funciona melhor com estratégia, e na organização não poderia ser diferente! Você pode começar respondendo a estas perguntas:
– Qual cômodo da casa precisa de mais atenção?
– Preciso de materiais ou utensílios específicos para organizar?

3. ROTINA

Será necessário estabelecer uma nova rotina pessoal incluindo as atividades da casa que deverá ter uma rotina de organização determinando dia da semana e horário do que deverá ser feito.
Exemplo: Quarta-feira as 9 h será o dia de lavar as roupas de cama, mesa, banho, tapetes e cortinas...
Programe as atividades de toda a semana determinando o que será feito em cada dia e horário. O cronograma abaixo poderá ser muito útil. Imprima e preencha o seu!
4. PRIORIDADE
Nossa tendência natural é fugir do que é trabalhoso (para não dizer chato! Rs). Fixe seu cronograma de atividades semanal em um mural, ou painel na cozinha para te fazer lembrar e não fuja da tarefa do sai, mesmo que seja ‘’chata’’.


5. DESCARTE

Se você não sabe por onde começar, uma dica é começar descartando o que está vencido, quebrado ou não tem mais uso. Claro que, nessa fase, algumas coisas devem ser destinadas à doação e outras a um conserto. O importante é não acumular. Isso vale para todos os cômodos da casa.

6. CADA COISA EM SEU LUGAR

Regra de ouro da organização: defina uma “casa” para cada item e informe a todo mundo que depois do uso eles devem voltar para o seu lugar de origem. Controle remoto, brinquedos, sapatos, carregador de celular, etc. Este tipo de “coisa” deve ter um local específico pra ficar quando não estiver sendo usado. Use organizadores de gaveta e etiquetas para lembrar, se necessário.


7. EXPECTATIVA X REALIDADE

É muito importante trabalhar com uma expectativa real para não se frustrar e acabar abandonando tudo. Tenha em mente que a mudança deve acontecer gradualmente, e dia após dia você vai reconquistar a organização na sua casa. Não deixe a tarefa de hoje para amanha para não acumular e perder o controle.


Esperamos que este post tenha te dado a injeção de ânimo necessária! Não desista de ter mais qualidade de vida no seu dia-a-dia, não desista da sua casa. Com organização, você consegue!

Você também vai gostar do nosso outro post que ensinamos como limpar ferro de passar roupa

Tem alguma dica que você gostaria de ver aqui ou tem alguma para compartilhar conosco? Deixe seu comentário!

E se por acaso você estiver precisando de uma diarista para dar uma faxina geral em sua casa, acesse nosso site e solicite agora mesmo.


Um abraço, e até o próximo post!  :-)










COMPARTILHAR
Anterior
Proxima