COMO LIMPAR PRATA

A prata é um metal bonito e versátil, e seu brilho suave dá um toque de elegância a pratos, talheres e jóias. Mas infelizmente, ela é frágil quando comparada a outros metais e pode escurecer e perder o brilho ao oxidar, desenvolver manchas ou arranhões.


Por que a prata escurece?
O escurecimento da prata faz parte do processo natural de oxidação do metal em contato com a umidade do ar e certos agentes, como cloro e enxofre, e até a luz.
A parte boa é que esta camada oxidada pode ser retirada facilmente com ajuda de soluções caseiras. Mas para manter suas pratas sempre bonitas e brilhando é preciso limpá-las com regularidade.
É possível limpar prata em casa de forma eficaz, sem a necessidade de levar seus artigos e talheres prateados para locais específicos ou gastar com produtos caros e agressivos.

Como limpar prata em casa
Como limpar prata com bicarbonato: nesse caso, deve-se adicionar três colheres de sopa de bicarbonato de sódio + três colheres de sal a um litro de água fervente. Acrescente um pedaço de papel alumínio e deixe a peça de prata imersa por alguns minutos: o bicarbonato em contato com o papel cria uma reação química capaz de acabar com o sulfureto de prata (substância responsável pela cor escurecida). Outra forma bastante eficiente de como limpar prata é criar uma pasta com bicarbonato e água quente, polindo a peça com um paninho de algodão.

Como limpar prata com creme dental: para essa técnica, o mais importante é utilizar pasta de dente branca, sem agentes branqueadores ou corrosivos. Basta passar o produto sobre a prata, deixar agir por alguns minutos e esfregar a peça delicadamente com um pano seco. Após, é preciso lavá-la com água corrente e secar bem com um pano macio.

Como limpar prata com sabão de coco. Para nós, esta é a melhor forma de limpar prata! Ferva um pedaço de sabão de coco em uma panela com água. Desligue o fogo e coloque o objeto de prata dentro desta panela. Espere uns 30 min, enxague e veja a diferença!


Como conservar a prata
Se você tem peças de prata que não serão usadas com frequência, limpe-as, seque bem e guarde-as envolvidas em papel-toalha ou pedaços de flanela. De vez em quando, retire e confira os objetos para ver se estão bem conservados.
Seguindo essas dicas de como limpar prata, suas peças vão ficar sempre com aspecto de novas.


E aí gostou do post?
Você vai gostar também desse que ensina a fazer produtos de limpeza caseiro
Tem alguma dica que você gostaria de ver aqui? Deixe nos comentários.

Caso você esteja precisando de uma diarista para dar uma faxina geral em sua casa, acesse nosso site e solicite agora mesmo.









COMPARTILHAR
Anterior
Proxima